Dia Mundial da Criança 2011 - Comemorações a cargo da Mesa do Colégios de Especialidade em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica

De:  01-06-2011

Até: 22-06-2011

Local: Vários Locais

Comemora-se, a 1 de Junho, o Dia Mundial da Criança. Oficialmente, o dia é assinalado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 20 de Novembro, data em que no ano de 1959 foram aprovados pela Assembleia-Geral da ONU os Direitos da Criança e, em 1989, a Convenção dos Direitos da Criança.

A data de 1 de Junho deve-se ao facto de ter sido esse o dia em que a efeméride foi assinalada pela primeira vez, em 1950.

A Mesa do Colégio de Especialidade em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (MCEESIP) aproveita esta data para, lembrar que:

  • Apesar dos progressos na área social, na educação e na melhoria franca dos indicadores de saúde, subsistem ainda problemas que impedem as crianças, de serem felizes, estado a que toda a criança tem direito. A pobreza, a privação de afectos, os casos de abuso, negligência e maus-tratos, as doenças crónicas e deficiência, o aumento de casos de obesidade e as doenças do comportamento exemplificam situações que devem merecer toda a nossa atenção.

Lembrando que o Estatuto da Ordem dos Enfermeiros consagra, na alínea b) do seu Artigo 81º, que os enfermeiros assumem o dever de «salvaguardar os direitos das crianças, protegendo-as de qualquer forma de abuso», a MCEESIP:

  • Saúda os enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, bem como os colegas que trabalham em contextos pediátricos. A MCEESIP reconhece o empenho de todos na defesa dos direitos das crianças, nomeadamente os constantes no nº 1 do Artigo 24º da Convenção dos Direitos da Criança: «Os Estados Partes reconhecem à criança o direito a gozar do melhor estado de saúde possível e a beneficiar de serviços médicos e de reeducação. Os Estados partes velam pela garantia de que nenhuma criança seja privada do direito de acesso a tais serviços de saúde».


Neste dia especial, e de acordo com o proposto no seu Plano de Actividades para 2011, a MCEESIP disponibiliza para todos os colegas um folheto comemorativo do Dia Mundial da Criança, no qual são apresentadas várias estratégias no combate ao medo e à dor das crianças sujeitas a procedimentos clínicos.

Cumprimos, assim, outro direito consignado na Carta da Criança Hospitalizada, no qual se defende que «Deve evitar-se qualquer exame ou tratamento que não seja indispensável. As agressões físicas ou emocionais e a dor devem ser reduzidas ao mínimo».

A MCEESIP expressa o seu agradecimento às autoras do folheto, Enf.ª Arminda Monteiro e Enf.ª Ivone Ornelas, e recomenda a todos os colegas que dele façam o melhor uso na defesa da felicidade e bem-estar de todas as crianças.

Enf.ª Amélia José Monteiro, Presidente da Mesa do Colégio de Especialidade em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (MCEESIP)

Consulte:

        - O folheto «Maneiras de reduzir o medo e a dor das crianças durante os procedimentos», enviado por mailing a todos os enfermeiros especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica.

        - O programa «Praça da Alegria - Especial Dia Mundial da Criança», que contou com a participação do Enf.º Francisco Mendes e do Enf.º José Carlos Nelas, secretário e suplente da MCEESIP, respectivamente. (a disponibilizar após dia 1 de Junho)

Além das actividades acima referidas, a Mesa do Colégio de Especialidade em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica vai realizar em Junho uma acção de formação no Agrupamento de Centros de Saúde X - Cacém/Queluz- Unidade de Massamá. A acção de formação é subordinada ao tema «Estratégicas não farmacológicas no combate à dor na criança» e está limitada a 15 enfermeiros oriundos daquele ACES.

MCEESIP/AJM - GCI/LCN