Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)

Dia:  14-11-2012

Local: Praça da República, Viana do Castelo

Com vista a assinalar o Dia Mundial da DPOC, que se comemora a 14 de novembro de 2012, a Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação da Ordem dos Enfermeiros, em parceria com a Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER) e com a Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, realizam um RASTREIO GRATUITO e educação para a saúde nesta área, na Praça da República, em Viana do Castelo (das 10-13 H e das 15-18 H).

A Ordem dos Enfermeiros pretende com este evento sensibilizar a população para as vantagens de adotar hábitos e estilos de vida saudáveis, capacitando o cidadão para identificar precocemente os sinais de insuficiência respiratória, bem como apoiar a pessoa com DPOC.

Consulte aqui o cartaz alusivo a esta efeméride!

Visualize aqui a mensagem que foi preparada para a população relativamente à DPOC.

Publica-se a seguir uma mensagem destinada aos enfermeiros, para assinalar esta efeméride:

 Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é uma doença caracterizada por uma obstrução brônquica persistente, só parcialmente reversível, pautada por períodos de agudização, «sendo o internamento frequentemente uma inevitabilidade e que geralmente se associa a agravamento funcional, nem sempre reversível, com pesados custos económicos e sociais, prevenível, ameaçando a duração e qualidade de vida».(Carneiro, Sousa; Pinto, Almeida; Oliveira, & Rocha, 2010, pp. 760-761)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a doença atinja 210 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo cerca de 64 milhões casos sintomáticos  (Araújo, p. 1).

A DPOC é uma doença grave, condicionando graus de incapacidade relevantes e com elevada mortalidade. «De facto, é responsável por 3 milhões de mortes anuais, o que a coloca em 4º lugar como causa de morte, responsável por 5,1% dos óbitos no mundo». (Araújo, p. 2)

Em 2020, estima-se que será a quinta principal causa de incapacidade em todo o mundo e a única das principais causas de mortalidade cujo crescimento e impacto ainda não abrandou.

Em Portugal, é também uma doença «de elevada prevalência (em 2002, 5,3% da população ativa portuguesa apresentava esta doença), com significativa mortalidade e morbilidade e responsável por grande número de doentes com incapacidade significativa». (Araújo, p. 11)

No nosso país, «os gastos com tratamento hospitalar de doentes com DPOC subiram 10% em cinco anos». (Carneiro, Sousa; Pinto, Almeida; Oliveira, & Rocha, 2010, pp. 760-761)

«O principal fator desencadeante da DPOC é o fumo de tabaco, tanto para fumadores activos, como para os que a ele estão expostos passivamente». (Araújo, p. 2) Há uma relação directa entre DPOC e tabagismo, o que implica que, quer a prevalência da doença, quer a mortalidade, estejam aumentadas nos fumadores.

«A DPOC é uma patologia de evolução lenta e progressiva, caracterizada por uma limitação ao fluxo aéreo não totalmente reversível, que pode afetar negativamente a qualidade de vida dos indivíduos, com limitações graves, muitas vezes, no desempenho das atividades diárias. Estas limitações relacionam-se diretamente com a perceção da dispneia por parte dos doentes». (Pereira, et al., 2010, p. 738) A perceção da dispneia durante o esforço leva-os a diminuírem progressivamente a sua atividade física, criando um ciclo vicioso que pode levar «a perceção de dispneia durante a realização de atividades da vida diária com alteração do estado funcional e condicionamento da actividade física. Este condicionamento leva a uma diminuição da força e massa muscular, à sensação de fadiga e dor». (Pereira, et al., 2010, p. 739)

«Após a agudização de DPOC, as pessoas apresentavam limitação funcional, social e pior saúde mental». (Carneiro, Sousa; Pinto, Almeida; Oliveira, & Rocha, 2010, p. 762)

«As principais terapêuticas para a DPOC, para além da suspensão de hábitos tabágicos, são baseadas na sintomatologia» (Pereira, et al., 2010, p. 739), nomeadamente na reabilitação pulmonar.

A integração do exercício físico (exercício aeróbio e exercício de forca muscular dinâmica) nos programas de reabilitação pulmonar permite prevenir a evolução da doença e diminuir o número de agudizações. Na maioria das vezes, «verifica-se um sucesso na melhoria da função física e qualidade de vida relacionada com a saúde». (Pereira, et al., 2010, p. 740)

O Programa Nacional de Prevenção e Controlo da DPOC tem como objectivos principais:

  • inverter a tendência do aumento da prevalência da DPOC em Portugal;
  • melhorar o estado de saúde e a funcionalidade dos doentes com DPOC.

Elege como metas:

  1. a redução do número de episódios de internamento hospitalar por agudização da DPOC;
  2. a diminuição do recurso a urgência hospitalar por agudização ou complicação da DPOC; e
  3. a racionalização, a prescrição e o consumo de meios terapêuticos.

O aumento da sobrevivência de pessoas com DPOC é objetivo do plano nacional, tal como a melhoria da qualidade de vida. (Carneiro, Sousa; Pinto, Almeida; Oliveira, & Rocha, 2010, pp. 760-761)

Os Enfermeiros Especialistas de Reabilitação são aqueles que, pelas suas competências e proximidade, estão mais aptos a integrar todas as vertentes dos cuidados necessários à pessoa com DPOC.

Bibliografia

Araújo, A. T. (s.d.). Epidemiologia da DPOC em Portugal e no mundo.

Carneiro, R.; Sousa, C.; Pinto, A.; Almeida, F.; Oliveira, J. R.; & Rocha, N. (Setembro/Outubro de 2010). Risco de reinternamento na doença pulmonar obstrutiva crónica – Estudo prospectivo com ênfase no valor da avaliação da qualidade de vida e depressão. Revista Portuguesa de Pneumologia , XVI, pp. 759-777.

Pereira, Â. M.; Santa-Clara, H.; Pereira, E.; Simões, S.; Remédios, Í.; Cardoso, J., et al. (Setembro/Outubro de 2010). Impacto do exercício físico combinado na percepção do estado de saúde da pessoa com doença pulmonar obstrutiva crónica. Revista Portuguêsa de Pneumologia , XVI, pp. 737-757.

A Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação

 

Fotogaleria relativa à comemoração do Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) 

MCEER - GCI/AS