Cerimónia Comemorativa do 10º Aniversário da Ordem dos Enfermeiros

Dia:  21-04-2008

Local: Estufa Fria, Lisboa

Realizou-se, no passado dia 21 de Abril, na Estufa Fria, a cerimónia que assinalou os 10 anos de existência da Ordem dos Enfermeiros.

Apresentado pela jornalista Fernanda Freitas, o evento teve início com a intervenção do Enf.º Júlio Branco, coordenador das Comemorações do 10º Aniversário.

Seguiu-se o debate sobre «O contributo da Ordem dos Enfermeiros para o desenvolvimento social - a visão da sociedade civil», através das intervenções da Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, do Dr. João Soares, ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e da Dr.ª Maria José Nogueira Pinto, jurista e ex-deputada do CDS-PP.

A Enf.ª Maria Augusta Sousa fez incidir a sua intervenção na génese da Ordem, o trabalho desenvolvido ao longo dos primeiros dois mandatos e sobre os objectivos que os actuais órgãos sociais pretende atingir neste terceiro mandato.

O Dr. João Soares reconheceu a evolução assistida nos últimos 10 anos e sublinhou os valores de qualidade e de solidariedade presentes entre os enfermeiros portugueses.

A Dr.ª Maria José Nogueira Pinto enfatizou as mudanças da sociedade e da saúde neste últimos 10 anos e o papel decisivo que os enfermeiros desempenham no sistema de saúde.

Houve ainda oportunidade para ouvir a Enf.ª Mariana Diniz de Sousa, primeira Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, e a Dr.ª Ana Jorge, MInistra da Saúde.

Foi feita uma homenagem aos enfermeiros que estiveram na génese da Ordem dos Enfermeiros, bem como aos funcionários que completaram 10 anos de vínculo.

GCI/LCN