02-10-2017
Sistemas de Informação: nova versão do SClínico em pleno a partir de hoje

A partir de hoje todos os centros de saúde que já funcionavam com o SClínico - Cuidados de Saúde Primários (CSP) passam a ter disponível uma nova versão - a 2.5.0 - com novas ferramentas de trabalho, como o sistema “Vacinas” e o registo electrónico do Guia da Diabetes.

“Esta nova versão do SClínico traz vantagens inquestionáveis para o registo electrónico do processo de Enfermagem, indo ao encontro das necessidades identificadas pelos colegas que estão no terreno”, refere Luís Barreira, Vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros (OE). Por isso, “é muito importante que nesta fase também surjam sugestões de melhoria. Só assim se conseguirão aperfeiçoar as versões seguintes”.

Estima-se que até ao final do ano será apresentada a 2.6.0, versão que, tal como acontece noutras matérias, também resultará da cooperação entre a OE e a Serviço Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Neste sentido, a Estrutura dos Sistemas de Informação em Enfermagem (SIE) da Ordem e o grupo de desenvolvimento e implementação do SClínico – CSP da SPMS vão manter as reuniões mensais para acompanhamento da implementação e discussão dos aspectos a melhorar.

Assim sendo, apela-se a que os enfermeiros que tenham sugestões de melhoria ou que identifiquem constrangimentos o façam através do servicedesk@spms.min-saude.pt, com o conhecimento de sie@ordemenfermeiros.pt.

“Todos os profissionais envolvidos neste processo de simplificação e redução de cliques estão atentos e receptivos à opinião dos utilizadores, desde que manifestada através dos canais de comunicação oficiais”, sublinha Eva Salgado, membro da Estrutura dos SIE.

Entre as inovações da versão 2.5.0 está a inclusão do registo de vacinas. Neste âmbito, salienta-se que há um prazo de 48 horas após o início da migração do SINUS para o sistema “Vacinas”. De qualquer forma, os enfermeiros devem, sempre que fazem o atendimento de utentes, confirmar se todos os dados da vacinação se encontram actualizados.

Outra das novidades é a possibilidade de registar os dados do Guia da Diabetes – que está na fase 1 de desmaterialização. Um layout mais amigável, maior facilidade de registo e de consulta da informação, redução de cliques e melhor resolução da imagem são também diferenças que utilizadores irão notar.

Para conhecer as principais alterações introduzidas nesta versão basta clicar no ícone "2.5.0" que se encontra no canto superior direito da área principal de trabalho do SClínico.

LCN