Projectos-piloto

Sistema de classificação de doentes no SClínico já chegou ao CH Médio Tejo e CH do Porto

  • 01-09-2017

Já se iniciou em dois projectos-piloto - CH Médio Tejo e CH do Porto - a fase de testes para que o sistema de classificação de doentes passe a ser automático no SClínico. O processo deverá estar concluído em Setembro.

“É absolutamente necessário reduzir o tempo que os enfermeiros dedicam à produção de dados. Esse sistema tem de ser automático, por isso estamos muito optimistas com o início destes projectos-piloto que acreditamos que irão resultar numa maior disponibilidade dos enfermeiros para  prestação de cuidados directos às pessoas e na optimização dos recursos de Enfermagem disponíveis nos serviços”, salienta o Vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros (OE), Luís Barreira.

Durante este mês já será possível identificar as melhorias necessárias para que o Quadro de Medicina/Cirurgia seja definitivamente automático. A curto prazo, deverá ser possível introduzir o sistema automático em todas as instituições que utilizam o SClínico e o Sistema de Classificação de Doentes, passando o registo a ser efectuado apenas no SClínico e não no sistema de classificação de doentes como até aqui, o que obrigava os enfermeiros a registar duas vezes em dois sistemas diferentes.