16-12-2016
Bastonária pede a Presidente da República que olhe pelo sistema de saúde

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, recebeu a 16 de Dezembro os bastonários das seis Ordens da Saúde. A audiência visou sensibilizar o Chefe de Estado para as dificuldades sentidas por quem trabalha e por quem recorre aos serviços de saúde. Em destaque esteve a redução de custos com a aquisição de plasma e a aprovação de uma Lei de Programação para o sector.

Segundo Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, "expliquei com detalhe ao Presidente da República as denúncias que tenho recebido sobre o que se passa nos hospitais".

Em complemento, "entregámos um documento com propostas concretas, entre elas:

1- Contratar 3.000 enfermeiros por ano nos próximos 10 anos;

2- Reforçar o Orçamento para a Saúde e aprovar uma Lei de Programação para a Saúde;

3- Revogar já em 2017 a medida de contenção de despesa a que estão sujeitas as horas de qualidade e extraordinárias dos enfermeiros;".

No final, "saí de Belém com a esperança de que as coisas vão mudar. Prometi ao Sr. Presidente da República que não baixaria os braços e que continuaria a percorrer o País pelos doentes e pelos enfermeiros".

Bast/ARC - GCI/LCN