17-02-2017
Ordens Profissionais debatem futuro do financiamento da Saúde

As oito Ordens Profissionais da Saúde reúnem-se, a 4 de Março, para debater “O futuro do financiamento da Saúde em Portugal”, com o objectivo de lançar uma discussão pública sobre a criação de uma Lei de Programação da Saúde.

Este encontro, promovido pela Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Médicos, Ordem dos Médicos Dentistas, Ordem dos Psicólogos, Ordem dos Nutricionistas, Ordem dos Biólogos, Ordem dos Médicos Veterinários e Ordem dos Farmacêuticos surge na sequência de um repto lançado por Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Prof Doutor Marcelo Rebelo de Sousa às Ordens Profissionais da Saúde durante uma reunião que decorreu o ano passado.

Na reunião, a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros Ana Rita Cavaco, apresentou propostas concretas que considera essenciais para a classe dos enfermeiros:

- contratar 3.000 enfermeiros por ano nos próximos 10 anos;

- Reforçar o Orçamento para a Saúde e aprovar uma Lei de Programação para a Saúde;

- Revogar já em 2017 a medida de contenção de despesa a que estão sujeitas as horas de qualidade e extraordinárias dos enfermeiros.

O evento contará com a presença na Sessão de Abertura de S. E. Ministro da Saúde, Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes, e na Sessão de Encerramento com S.E. Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

Pode consultar mais informações aqui.

FC