07-08-2017
Ordem apoia nova versão do programa SClínico para os Cuidados de Saúde Primários

A Ordem dos Enfermeiros, através de representantes da estrutura de apoio técnico e consultivo do Conselho Directivo - Estrutura para os Sistemas de Informação da Ordem dos Enfermeiros (ESIE) - tem acompanhado os desenvolvimentos das plataformas informáticas que têm por base a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®).

A ESIE esteve presente na apresentação da versão 2.5.0 do SClínico - CSP (Cuidados de Saúde Primários) cuja actualização será implementada em “instituições-piloto” em meados de Agosto de 2017.

As instituições-piloto englobam unidades de CSP, de ULS e ARS, no Norte, Centro e Sul do País, cujos enfermeiros e restantes intervenientes (informáticos e médicos) receberam formação e terão contacto de proximidade com os SPMS. Até ao final de Setembro de 2017 pretende-se que estas instituições-piloto sejam capazes de testar todas as funcionalidades, identificando e corrigindo os eventuais bugs que possam surgir, com o intuito de proceder ao rollout a nível nacional.

No que respeita ao perfil de Enfermagem do SClínico 2.5.0 CSP, pretende-se uma diminuição significativa de “cliques” no computador, já que este desenvolvimento permitirá a organização do Processo de Enfermagem de uma forma concentrada, num só quadro. Os enfermeiros que queiram fazer sugestões para o desenvolvimento desta ferramenta de trabalho, podem fazê-lo através do e-mail: menos.clicks@spms.min-saude.pt

O perfil médico no SClínico CSP também será actualizado, o que terá influência na dinâmica de trabalho da equipa multiprofissional pois prevê-se uma alteração na forma de agendamento de consultas.

A Ordem dos Enfermeiros acredita que esta melhoria nas ferramentas de trabalho dos Enfermeiros vai permitir uma melhoria da qualidade dos cuidados prestados à população no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários.