26-07-2017
Licenciatura em Enfermagem pode dar acesso à Certificação de Competências Pedagógicas

Importante: Leia aqui o esclarecimento sobre esta notícia

É licenciado em Enfermagem e pretende dar formação? Sabia que pode pedir o reconhecimento da sua licenciatura em Enfermagem para ter acesso à Certificação de Competências Pedagógicas (CCP)?

Para obter o seu certificado, terá que solicitar o reconhecimento do seu título académico (licenciatura) no Netforce, portal da Formação e Certificação de Formadores e outros profissionais, criado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Através de uma análise comparativa entre os objectivos, conteúdos e competências das unidades curriculares do curso de Licenciatura em Enfermagem e os objectivos, conteúdos e competências dos módulos do referencial de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (FPIF) poderá ser concedido este reconhecimento. Para tal, é necessário que haja equivalência em todos os módulos do FPIF com o plano de estudos. De mencionar que o referencial em questão possui nove módulos assentes em quatro dimensões: pedagógica, operacional, prática, deontológica e ética.

Também as Instituições do Ensino Superior que leccionam cursos de Licenciatura em Enfermagem podem solicitar ao IEFP um parecer sobre a equivalência dos seus planos de estudo.

A Ordem dos Enfermeiros irá informar as Instituições do Ensino Superior desta possibilidade. Verifique junto da sua escola esta situação