Incêndios

Ordem dos Enfermeiros apela ao reforço de equipas

  • 16-10-2017

A Ordem dos Enfermeiros apela ao Ministério da Saúde que desencadeie os meios necessários com vista ao reforço de equipas de enfermeiros nos centros de saúde e hospitais, permitindo reforçar os cuidados às populações mais afectadas pelos incêndios, no Centro e Norte do País.

É essencial que o horário dos centros de saúde seja alargado e que permaneçam abertos 24 horas por dia, como é essencial que sejam colocados no terreno especialistas em Enfermagem de Saúde Mental, como aconteceu em Junho passado, quando a Ordem, por sua iniciativa, conseguiu mobilizar mais de 400 enfermeiros em regime de voluntariado após a tragédia de Pedrógão Grande.

Num momento difícil como este, o Estado tem que assumir as suas responsabilidades e não pode ficar dependente, mais uma vez, da generosidade dos enfermeiros, muitos deles também afectados por esta tragédia.

“Temos informação de muitos enfermeiros afectados pelos incêndios deste fim-de-semana, cujas famílias foram forçadas a fugir para se salvar. Sabemos, porém, que muitos estão disponíveis para ir para o terreno. Porque os enfermeiros sabem que o seu lugar é ao lado das pessoas. Estamos juntos no apoio à população”, refere a bastonária, Ana Rita Cavaco.