05-06-2017
INEM: Ordem apela ao alargamento da rede SIV

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE) apelou à extensão da rede SIV (suporte imediato de vida) a nível nacional, durante a cerimónia de contratação de 60 enfermeiros para o INEM.

“Temos de alargar a rede SIV e vai ser necessário novo concurso de contratação de mais enfermeiros para o INEM. Este concurso que hoje termina não foi um processo perfeito. Fui dando nota de algumas coisas que terão corrido menos bem, mas sei que no próximo concurso – sim, tenho certeza que haverá um próximo concurso de contratação de enfermeiros – tudo irá correr melhor”, afirmou a Bastonária Ana Rita Cavaco.

Já o presidente do INEM, Luís Meira, destacou que “os enfermeiros do INEM são uma força importantíssima e fundamental para aquilo que é a missão do INEM: salvar vidas”, admitindo ainda que a Bastonária da OE já o informou “que são precisos mais enfermeiros”.

Durante a cerimónia que assinalou a integração dos restantes 60 enfermeiros de um total de 80 novas contratações por parte do INEM, a Bastonária anunciou que esta semana vai sair a proposta que regula o exercício Extra-hospitalar. E deixou o convite: “A proposta que regula o vosso exercício profissional vai estar 30 dias em consulta pública. Queremos muito os vossos contributos. Peço que nos enviem as vossas sugestões.”

Ana Rita Cavaco lembrou ainda que “há muitos anos que os enfermeiros estavam à espera desta proposta”. “Fico muito contente que tenha sido feito no nosso mandato. Temos de avançar porque pior que uma má decisão, é não decidir nada. O país está a atravessar um período crítico relativamente à posição dos enfermeiros e a Ordem estará sempre ao lado dos enfermeiros”, assumiu.

PSDias