11-01-2017
INEM: Bastonária saúda 20 novos enfermeiros e espera por mais 60

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE) apelou à participação dos enfermeiros na consulta pública para a criação da nova competência da Enfermagem de emergência extra-hospitalar, durante a cerimónia que marca o ingresso de 20 enfermeiros nos quadros do INEM no âmbito do concurso de contratação de 80 profissionais.

“Estamos a construir na Ordem o que muito brevemente será uma nova competência do extra-hospitalar, que é o que todos ansiávamos enquanto enfermeiros. E vocês todos são chamados a dar uma palavra nesta nova competência porque ela estará em consulta durante 30 dias e gostaríamos que fosse a mais participada possível”, afirmou Ana Rita Cavaco.

A Bastonária participou esta quarta-feira na cerimónia de boas vindas a 20 novos enfermeiros do INEM, na qual reconheceu tratar-se de um momento “muito positivo”. “Sei que não há processos perfeitos, que gostaríamos que o concurso tivesse corrido de outra forma, porque disso foram-nos dando nota alguns colegas que nos escreviam para a Ordem. Mas o dia de hoje é muito positivo. Embora eu preferisse estar a dar as boas-vindas aos 80 enfermeiros, compreendo que temos de começar por algum lado. Fiz questão de estar aqui hoje para vos dizer que, não sendo uma admissão de novos enfermeiros porque vocês já estão na casa, estamos a corrigir maioritariamente vínculos e entradas na carreira. Acho que é muito positivo porque a dignidade das pessoas também só é possível se os enfermeiros tiverem a sua dignidade e isto contribui para a vossa dignidade”.

Destacando a disponibilidade do presidente do INEM, Luís Meira, para discutir com a Ordem as preocupações sobre o decorrer deste concurso, a Bastonária mostrou-se confiante que o próximo concurso de contratação de enfermeiros será melhor.

O presidente do INEM realçou que “os enfermeiros têm uma responsabilidade muito grande em momentos particularmente frágeis, como o da emergência, em que é necessário garantir uma série de procedimentos que assegurem a sobrevivência das pessoas e, de seguida, a sua qualidade de vida”. “Os enfermeiros são fundamentais na vida do INEM e na resposta e qualidade da emergência médica”, lembrou Luís Meira.

Já o enfermeiro-director do INEM, Rui Campos, considerou que o reforço de enfermeiros “vai permitir que a rede fique mais capaz de dar resposta à emergência médica”.

PSD