27-03-2017
Governo e SEP boicotam direito legal da Ordem de participar nas negociações

A Ordem dos Enfermeiros (OE) exige exercer o seu direito legal de participar, na qualidade de observador, nas negociações conjuntas entre Governo e todos os sindicatos. Condição que foi negada pelo ministro da Saúde em acordo com um sindicato, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).

“A Ordem considera inadmissível que o Ministério tenha assumido com um único sindicato a exclusão da Ordem dos Enfermeiros enquanto observador, como está legalmente previsto. E exige uma mesa conjunta de negociação, tal como os médicos que também têm duas frentes sindicais”, defende a Bastonária Ana Rita Cavaco.

Os problemas laborais dos enfermeiros são de tal gravidade que interferem profundamente na prestação dos cuidados, na sua segurança e qualidade, pelo que é necessária a participação da OE enquanto observador nas negociações, como o devidamente solicitado ao Ministério da Saúde no início de 2016.

Perante esta realidade, a Ordem irá exercer a sua regulação sobre todos os enfermeiros e estará atenta à actuação dos dirigentes sindicais nos seus locais de trabalho. “Temos de garantir a qualidade dos cuidados prestados e que todos os enfermeiros tenham os mesmos direitos”, realça Ana Rita Cavaco.

PSDias