Bem-vindo à página da Ordem dos Enfermeiros

Apoio à navegação

Tem à sua disposição 2 elementos auxiliares de navegação: motor de pesquisa (tecla 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Página Inicial da Ordem dos Enfermeiros
 
Pesquisar
Ignorar hiperligações de navegação
A Ordem
A Enfermagem
Membros
Colégios
Informação
Notícias
Press Releases
Revista da OE
Resenhas de Imprensa
Newsletters
ExpressOE
Galeria de Imagens
Pareceres / Pronúncias
Tomadas de Posição
Documentos Oficiais
Legislação
Publicações
Inserção Profissional e Empreendedorismo
Relações Internacionais
Projectos e Programas
Eventos da OE
Links
Agenda
English Information
Estrutura de Idoneidades
Estrutura de Sistemas de Informação em Enfermagem
FAQ's
Benefícios para os membros
 

Informação

Imprimir página
Notícias 
25-02-2017 
Governo aceita proposta da Ordem para automatizar sistema de classificação de doentes 
 
A administração Central do Sistema de Saúde aprovou a proposta da Ordem dos Enfermeiros de automatizar o sistema de classificação de doente baseado em níveis de dependência de cuidados de enfermagem (SCD/E).

“Actualmente, a utilização do SCD/E ocupa cerca de 10 minutos de manhã a cada enfermeiro, ou seja, cada doente consome o equivalente a meio mês de trabalho de um Enfermeiro por ano. A solução deve passar pela utilização de um sistema automático, que não precise de intervenção manual, especialmente nos serviços que tenham registos de Enfermagem informatizados”, refere Luís Barreira, Vice-presidente da OE. Além disso, “a acrescer à manifesta falta de Enfermeiros no país, o tempo que é despendido na produção destes dados resulta numa evidente diminuição de disponibilidade nos cuidados directos aos doentes”.

A Ordem defende que esta automatização permite melhorar os cuidados prestados aos doentes, identificar as necessidades e optimizar os recursos de Enfermagem disponíveis, planear cuidados a prestar, adequar a dotação dos quadros de pessoa e, gerir o orçamento.

No ofício enviado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, pode ler-se que a SPMS está a efectuar os desenvolvimentos solicitados com data prevista de término a 30 de Abril. O processo será depois instalado em três hospitais pilotos para teste com o rollout nacional a decorrer em Junho deste ano.
FC 
  © 2012 Ordem dos Enfermeiros