31-07-2017
Enfermeiro do Trabalho: DGS vai aceitar competência atribuída pela Ordem

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) comprometeu-se a reconhecer a atribuição pela Ordem dos Enfermeiros (OE) da competência de Enfermeiro de Trabalho, a concretizar-se em 2018. Perante o compromisso, a OE vai criar um grupo de trabalho de âmbito nacional destinado a definir o perfil de competência e operacionalização do Enfermeiro do Trabalho.

“São necessários mais Enfermeiros do Trabalho, como reconhece o próprio Programa Nacional de Saúde Ocupacional. A criação deste grupo é o primeiro passo para avançarmos com esta competência no próximo ano e respondermos, assim, às reais necessidades do País e das pessoas”, destaca o Vice-Presidente da OE, Luís Barreira.

O grupo de trabalho será constituído por enfermeiros peritos nesta área ao nível da prestação de cuidados, da docência e da gestão. A OE irá também lançar, este ano, um questionário online dirigido aos enfermeiros que exercem ou exerceram funções neste âmbito para realizar uma caracterização das condições com que executam a actividade.

Existem actualmente 1.600 inscritos na DGS, dos quais 200 foram considerados habilitados e 1.000 estão transitoriamente autorizados a exercer Enfermagem do Trabalho durante cinco anos, de acordo com o coordenador do PNSOC, Carlos Silva Santos.