Escolas Superiores de Enfermagem

Ordem apresenta novas especialidades

  • 06-11-2017

A Ordem dos Enfermeiros reuniu-se com todos os directores de Escolas Superiores de Enfermagem do País para apresentar o novo modelo de atribuição do título de especialista, que visa reconhecer competências especializadas em áreas de exercício profissional nas quais os enfermeiros exercem, há muitos anos, sem o reconhecimento formal da sua Ordem.
 
Trata-se de uma promessa dos actuais órgãos da Ordem, que pretendem investir num novo caminho para a criação de especialidades e de um novo percurso para a obtenção do título de especialista.
 
A grande novidade deste novo processo é o reconhecimento da experiência profissional que os enfermeiros detêm na altura do pedido de atribuição de título.
 
Também foi apresentada nesta reunião, a criação da competência acrescida diferenciada (para enfermeiros de cuidados gerais) e avançada (para enfermeiros especialistas).

A OE apresentou ainda os processos de reconhecimento já iniciados, nas áreas de competência acrescida em Emergência Extra-Hospitalar (C4E), Supervisão Clínica, Enfermagem do Trabalho, Gestão, Feridas e Viabilidade Tecidular e Hiperbárica, que serão colocados em consulta pública.
 
Até ao final do ano, serão ainda criadas as especialidades de Enfermagem Paliativa, Enfermagem Perioperatória e Saúde Familiar.
 
“Faz parte do compromisso assumido com os enfermeiros. Estamos a cumprir”, sublinha a Bastonária, Ana Rita Cavaco, que, acompanhada do Vice-presidente, Luís Barreira, e da Presidente do Conselho de Enfermagem, Ana Fonseca, recebeu os directores das Escolas Superiores de Enfermagem de todo o País.

ALN