Bem-vindo à página da Ordem dos Enfermeiros

Apoio à navegação

Tem à sua disposição 2 elementos auxiliares de navegação: motor de pesquisa (tecla 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Página Inicial da Ordem dos Enfermeiros
 
Pesquisar
Ignorar hiperligações de navegação
A Ordem
A Enfermagem
Membros
Colégios
Informação
Notícias
Press Releases
Revista da OE
Resenhas de Imprensa
Newsletters
ExpressOE
Galeria de Imagens
Pareceres
Tomadas de Posição
Documentos Oficiais
Legislação
Publicações
Inserção Profissional e Empreendedorismo
Relações Internacionais
Projectos e Programas
Eventos da OE
Links
Agenda
English Information
Estrutura de Idoneidades
Estrutura de Sistemas de Informação em Enfermagem
FAQ's
Eleições OE 2015
Beneficios para os membros
 

Informação

Imprimir página
Notícias 
03-08-2012 
Divulgação dos resultados do Concurso Álcool e Saúde 
 

Na sequência do Concurso no âmbito do Fórum Nacional Álcool e Saúde, repto esse lançado pela Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica durante o III Congresso da Ordem dos Enfermeiros, que decorreu a 2 e 3 de junho de 2011, divulga-se a seguir a lista dos 21 trabalhos científicos e dos oito projetos de intervenção que se submeteram a este escrutínio, que decorreu até 31 de outubro de 2011.

Esta iniciativa teve divulgação no site da Ordem dos Enfermeiros (OE), tendo sido também enviado incentivo à participação dos enfermeiros que integram instituições de saúde e escolas superiores de Enfermagem em território nacional.

Divulgamos a seguir os títulos, autores e endereços eletrónicos dos trabalhos de investigação e dos projetos de intervenção – informação que ficará também disponível na rúbrica «Projetos e Programas» da OE e no micro-site do respetivo Colégio da Especialidade.

 

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

1. Estudos científicos desenvolvidos por enfermeiros em Portugal no domínio do álcool, identificados no Concurso Álcool e Saúde, dinamizado pela Ordem dos Enfermeiros em 2011;

Os 21 trabalhos científicos não foram sujeitos à apreciação do grupo de peritos, na medida em que já foram ou irão ser submetidos à apreciação em sede própria.

2. Projetos de intervenção no domínio do álcool desenvolvidos por enfermeiros em Portugal identificados no Concurso Álcool e Saúde, dinamizado pela Ordem dos Enfermeiros em 2011.

Os projetos de intervenção foram submetidos à apreciação de dois peritos de forma cega, cujo juízo integrou a análise dos seguintes indicadores:

  1. A relevância do projeto está claramente descrita;
  2. A justificação do projeto está claramente descrita;
  3. O grupo-alvo está identificado, de forma clara e explícita; 
  4. Os objetivos são SMART (Específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e definidos no tempo);
  5. As ações desenvolvidas / a desenvolver estão apresentadas de forma clara;
  6. Existem indicadores de resultado ou impacto;
  7. Os instrumentos utilizados permitem avaliar o resultado;
  8. Os instrumentos utilizados permitem avaliar o processo;
  9. Existe identificação de recursos humanos e financeiros.

Dos 8 projetos submetidos a concurso apenas um não se encontra ativo.

Considerando, a apreciação cega de dois revisores, considerou-se conferir a todos os projetos o título de «Boa Prática».

Os trabalhos e projetos aqui apresentados constituem exemplos de boas práticas e de conhecimentos científicos, produzidos por enfermeiros em Portugal, com potencial impacto nos indicadores de saúde neste domínio, contribuindo assim para o reforço das ações necessárias à redução dos problemas ligados ao álcool, nomeadamente nas áreas referidas no Plano Nacional da Redução dos Problemas Ligados ao Álcool (PNRPLA). Representam também uma contribuição clara da prestação dos cuidados de Enfermagem gerais e/ou especializados para a redução dos problemas ligados ao álcool.

Estamos certos que a divulgação destes resultados – relativamente aos quais já demos também conhecimento no Fórum Nacional Álcool e Saúde que se realizou a 10 de abril de 2012 – irá contribuir para a visibilidade e disseminação das boas práticas desenvolvidas pelos enfermeiros.

Salienta-se a divulgação nacional e multidisciplinar dos projetos e do conhecimento produzido pelos enfermeiros que verão assim reconhecido o seu mérito, e acima de tudo o impacto do seu trabalho irá ser refletido nas metas a alcançar no referido PNRPLA.

Recorde-se que este concurso surgiu na sequência do convite formulado, em 2010, pelo  Fórum Nacional Álcool e Saúde (FNAS) para que a Ordem dos Enfermeiros (OE) o integrasse, tornando-se esta instituição membro fundador a 27 de outubro desse mesmo ano. Nesse Fórum, estiveram presentes diversas organizações, associações e federações de representação nacional e foi ainda aprovada a «Carta de Compromisso» dos membros do FNAS.

O FNAS insere-se numa estratégia emanada pela Comissão Europeia com a finalidade de proporcionar um espaço de discussão entre todos os parceiros que se comprometam a desenvolver projetos e ações tendentes à resolução dos problemas ligados ao consumo nocivo de álcool. Consumo, esse, que é um importante determinante do estado de Saúde das pessoas, sendo responsável por 7,4 por cento de todas as incapacidades e mortes prematuras na União Europeia. A Comissão Europeia adotou uma estratégia para apoiar os Estados-membros na minimização dos efeitos nocivos do álcool, com orientações específicas, designadamente indicando as áreas prioritárias de intervenção.

Esta «Carta de Compromisso» estabelece de uma forma explícita um conjunto de princípios, dos quais se destaca, o imperativo dos seus elementos subscreverem um compromisso relevante que contribua para reforçar as ações necessárias à minimização dos danos provocados pelo álcool, nomeadamente nas áreas definidas pelo Plano Nacional para a Redução dos Problemas Ligados ao Álcool (aprovado em 2010). Paralelamente foi constituída uma comissão executiva que integra 13 membros do FNAS, em que a Ordem dos Enfermeiros está representada, por nomeação.

Neste quadro, a Ordem dos Enfermeiros submeteu dois compromissos ao FNAS:

COMPROMISSO I – Identificar e divulgar estudos científicos desenvolvidos por enfermeiros em Portugal no domínio do álcool;

COMPROMISSO II – Identificar, apreciar e divulgar projetos de intervenção no domínio do álcool desenvolvidos por enfermeiros em Portugal.

 

A Presidente da Mesa do Colégio de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica,

Enf.ª Glória Butt

 

A Representante da Ordem dos Enfermeiros no Fórum Nacional Álcool e Saúde,

Enf.ª Teresa Barroso

MCEESMP - GCI/AS 
  © 2012 Ordem dos Enfermeiros