Bem-vindo à página da Ordem dos Enfermeiros

Apoio à navegação

Tem à sua disposição 2 elementos auxiliares de navegação: motor de pesquisa (tecla 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Página Inicial da Ordem dos Enfermeiros
 
Pesquisar
Ignorar hiperligações de navegação
A Ordem
A Enfermagem
Membros
Colégios
Informação
Notícias
Press Releases
Revista da OE
Resenhas de Imprensa
Newsletters
ExpressOE
Galeria de Imagens
Pareceres / Pronúncias
Tomadas de Posição
Documentos Oficiais
Legislação
Publicações
Inserção Profissional e Empreendedorismo
Relações Internacionais
Projectos e Programas
Eventos da OE
Links
Agenda
English Information
Estrutura de Idoneidades
Estrutura de Sistemas de Informação em Enfermagem
FAQ's
Benefícios para os membros
 

Informação

Imprimir página
Notícias 
04-10-2017 
Bastonária denuncia encerramento de camas por falta de enfermeiros em pleno período gripal 
 

A Ordem dos Enfermeiros teve conhecimento da decisão de encerramento, a partir de Novembro, em pleno período gripal, do serviço de Otorrinolaringologia e Oftalmologia (ORL/OFT) do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, devido à carência de enfermeiros, que vão ser mobilizados para outros serviços.

Esta é a segunda vez este ano que encerra este serviço, que tem um total de 22 camas, mas das quais 14 estão reservadas para os serviços de Medicina, devido à ruptura de recursos humanos de Enfermagem. Em causa está a não autorização, atempadamente, para a contratação de mais enfermeiros, apesar dos alertas da Ordem para a falta de profissionais e a necessidade de reforçar os serviços antes do período epidémico da gripe.

“Mais uma vez, não estamos a acautelar a contratação de enfermeiros. Como de costume, temo que vamos assistir ao caos nos hospitais e centros de saúde”, salienta a Bastonária Ana Rita Cavaco.
 
A Ordem dos Enfermeiros recorda que, no final de 2016, a Bastonária entregou ao Presidente da República e à tutela uma proposta para a contratação de três mil enfermeiros por ano nos próximos 10 anos, numa altura em que faltam cerca de 30 mil profissionais no País.
 
A Bastonária manifesta a sua preocupação com o encerramento de camas no Hospital Pedro Hispano e teme que a situação se agrave e congestione os serviços de urgência e internamento em pleno pico gripal, não só nesta unidade de saúde como em todo o País.

 

ALN 
  © 2012 Ordem dos Enfermeiros