08-11-2017
Assédio moral: responda ao questionário até 8 de Dezembro

Está na base de uma tese de doutoramento e certamente vai dar que falar. «Estudo de caracterização do assédio moral e mecanismos de coping nos enfermeiros portugueses» é o tema da investigação a cargo da Enf.ª Ana Lúcia João que precisa do seu contributo. Responda ao questionário até 8 de Dezembro.

As características próprias da profissão fazem com que os enfermeiros estejam especialmente expostos a situações de desgaste físico e psicológico. Mas é preciso conhecer o impacto de uma realidade específica: o assédio moral ou mobbing. É isso que a Enf.ª Ana Lúcia João pretende aferir com este estudo. “O assédio moral não é uma doença, mas uma agressão repetida e intencional, que leva ao aparecimento de diversas enfermidades, tais como o stress, a ansiedade, a depressão ou o burnout”, refere a investigadora.

Se é enfermeiro dê o seu contributo.

Aceda ao questionário até 8 de Dezembro

Pretende-se com este estudo avaliar a frequência e os tipos de assédio moral vivenciados pelos enfermeiros em Portugal, além de perceber a relação entre o assédio moral, o stress e o burnout no local de trabalho. Também se procura conhecer os principais mecanismos de coping utilizados pelas vítimas.

As respostas são anónimas e confidenciais e esta investigação faz parte de um projecto académico para finalização do doutoramento da Enf.ª Ana Lúcia João.

LCN