20-03-2017
Acordo: Enfermeiros vão prestar cuidados nas farmácias

A Ordem dos Enfermeiros (OE) e a Associação Nacional de Farmácias (ANF) assinaram um memorando de cooperação que permite a prestação de cuidados de enfermagem nas farmácias.

“É um passo histórico entre duas profissões que andavam de costas voltadas. Com este acordo, os serviços de saúde ficam muito mais acessíveis às pessoas e conseguimos alargar a empregabilidade dos enfermeiros, assegurando também a dignidade salarial”, destaca a Bastonária da OE, Ana Rita Cavaco.

O memorando permitirá reforçar a proximidade e a prestação de cuidados de saúde por profissionais devidamente habilitados, garantindo a sua qualidade e segurança. O documento estabelece igualmente o compromisso de assegurar “uma remuneração justa e adequada aos enfermeiros, nos termos legais aplicáveis.

A Bastonária lembra ainda que “os enfermeiros vão poder exercer as duas competências fundamentais para os cidadãos dentro de um prestador que pertence ao Serviço Nacional de Saúde”.

Já o presidente da ANF, Paulo Cleto Duarte, sublinha que “hoje é possível prestar alguns cuidados de enfermagem nas farmácias mas não o acto de enfermagem como um todo, como, por exemplo, o acompanhamento de algum tipo de doentes, o tratamento de feridas, situações pontuais ou administrações de medicamentos”. “É uma necessidade em Saúde que pode e dever ser suprida pela prestação de cuidados de enfermagem”, acrescenta.

PSDias