Guia Consultas Enfermagem à Distância

  • 23-02-2021

A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros divulga o ‘Guia de Consultas de Enfermagem à Distância – Telenfermagem: Recomendações’.

 

Uma vez que a pandemia de Covid-19 levou a um aumento significativo da prestação de cuidados de enfermagem à distância, tornou-se fundamental elencar quais as melhores práticas a adoptar na aplicação da Telenfermagem, quais os maiores desafios que se apresentam ao realizar teleconsultas e como devem actuar os enfermeiros nestas situações para que se consiga mitigar o impacto causado na população portuguesa que necessita de cuidados de enfermagem.

 

Neste sentido, a equipa dinamizadora deste projecto, formada pelos enfermeiros Ricardo Ferreira (coordenador do Guia); Pedro Lopes (Presidente do Conselho de Enfermagem Regional); João Neves (Vogal do Conselho de Enfermagem Regional); Andréa Marques (Presidente da Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde em Reumatologia); Georgina Pimentel (do Serviço de Consulta Externa de Reumatologia Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - CHUC, EPE); Ricardo Correia de Matos (Presidente do Conselho Directivo Regional); Válter Amorim (Presidente do Conselho Jurisdicional Regional); Ana Paula Morais (Presidente da Assembleia Regional) e Ana Loureiro (da Associação de Enfermeiros Especialistas em Enfermagem Médico Cirúrgica), e por Ana Vieira (da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas), desenvolveu um conjunto de quatro princípios e dez recomendações que deverão ser adoptadas ao serem dinamizadas consultas de enfermagem à distância.

 

O grupo de trabalho envolveu ainda um conjunto de diversos parceiros e stakeholders relacionados com a prestação de cuidados de saúde à distância e que incluíram, não só várias instituições hospitalares, mas também associações de enfermeiros, de doentes, especialistas da área e outras entidades como os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

 

“O Guia de Recomendações das Consultas de Enfermagem à Distância nasce do planeamento, do empenho e da perseverança de uma equipa. É um documento que deve orgulhar todos os Enfermeiros no garante da qualidade dos seus cuidados”, destaca Pedro Lopes, Presidente do Conselho de Enfermagem Regional da SRCentro.

 

Ricardo Ferreira, coordenador deste Guia, assinala também que “para além do benefício directo para utentes, profissionais e gestores na área da saúde, apraz-me ter constatado a satisfação e aprendizagem mútua dos diferentes intervenientes no grupo de trabalho. Considero particularmente relevante a participação das associações de doentes. É excelente verificar que, estabelecendo-se uma verdadeira colaboração, todos beneficiamos”.

 

Consulte aqui todos os documentos:

 

GCI/MA e PR