Sessão de lançamento de «Vidas Partidas - Enfermeiros Portugueses no Estrangeiro»

Sessão de lançamento de «Vidas Partidas - Enfermeiros Portugueses no Estrangeiro»

O livro «Vidas Partidas - Enfermeiros Portugueses no Estrangeiro», da autoria da investigadora Cláudia Pereira, foi esta manhã apresentado no ISCTE, com a presença da autora, do Bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE), Enf. Germano Couto, do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, e do Diretor do CIES-IUL, João Sebastião, além de diversos membros do Conselho Diretivo da OE.

  

A obra inclui vários estudos sobre o tema da emigração dos enfermeiros e conta com a participação de vários especialistas, designadamente de Pedro Pita Barros e Rui Pena Pires, além de relatos em discurso direto de inúmeros enfermeiros que se encontram no estrangeiro.

A emigração dos enfermeiros portugueses tem sido bastante mediatizada, mas pouca estudada. Cláudia Pereira já tinha percebido que algo de estranho se estava a passar com a Enfermagem. Fez uma primeira deslocação a Inglaterra, por iniciativa própria, no âmbito do seu trabalho de investigadora no Observatório da Emigração, do CIES-IUL. No início deste ano, a OE convidou e desafiou a autora a aprofundar o seu trabalho e o resultado é o livro «Vidas Partidas - Enfermeiros Portugueses no Estrangeiro».

O livro aborda os motivos que levam à decisão de emigrar, a transformação de expetativas durante o percurso migratório e o trajeto de mobilidade profissional, através de análise e dos testemunhos dos próprios enfermeiros. A complexidade do tema exige, todavia, uma aproximação multidisciplinar das ciências sociais e, por isso, concilia várias disciplinas e áreas científicas - economia, ciência política, estudos das migrações, sociologia da saúde, Enfermagem e sociologia das migrações.

A obra pode ser adquirida nas livrarias habituais ou junto da editora Lusodidacta.

Veja aqui a notícia emitida pela SIC.

patriciag