Ordem promove plataforma para regresso de enfermeiros

Ordem promove plataforma para regresso de enfermeiros

O Alto Comissariado para as Migrações, em conjunto com a Ordem dos Enfermeiros (OE), está a desenvolver uma plataforma online que permitirá «facilitar o regresso dos colegas que emigraram». Esta foi a novidade transmitida por Graça Silveira Machado durante uma reunião com Cláudia Pereira, antropóloga e autora do livro «Vidas Partidas». Mas «não há plataforma que resolva este problema se insistirem na ideia de não remunerar os enfermeiros de forma digna. Ninguém quer regressar para não ser valorizado», acrescentou. O encontro entre a Vice-presidente do Conselho Diretivo da OE e responsável política pelas Relações Internacionais e a investigadora decorreu a 17 de março, na sede da OE, em Lisboa.


 
De acordo com Graça Silveira Machado, a plataforma em preparação visa «agilizar todos os procedimentos necessários ao regresso» destes enfermeiros, como por exemplo «a divulgação dos concursos abertos por unidades de saúde nacionais». Esta plataforma também permitirá «criar currículos novos e com competências atualizadas», para que possa «promover o recrutamento desses enfermeiros por empregadores nacionais e estrangeiros».

Ainda no âmbito do encontro que firmou o espírito de cooperação entre a instituição e a investigadora Cláudia Pereira, Graça Silveira Machado afiançou que «a Ordem tem toda a disponibilidade em continuar a colaborar com a investigação deste fenómeno», reforçando que é objetivo da OE «estabelecer “pontes” para ajudar estes colegas a rentabilizar as competências adquiridas ou a regressar a Portugal».

 

 



Por parte de Cláudia Pereira, foi com bastante satisfação que acolheu a ajuda institucional para a continuidade da investigação que deu origem ao livro «Vidas Partidas». «Novos resultados deverão estar concluídos em 2017», adiantou. E desta vez, os contactos mantidos pela antropóloga podem ajudar a Ordem a realizar encontros com os enfermeiros além-fronteiras.

 

lneves