Ordem dos Enfermeiros reúne com Administração do Hospital de São Teotónio a 3 de Setembro

Ordem dos Enfermeiros reúne com Administração do Hospital de São Teotónio a 3 de Setembro

A propósito da denúncia dos enfermeiros do bloco de partos sobre redução de recursos humanos

Lisboa, 18 de Agosto de 2010 – Na sequência de uma denúncia formulada pelos enfermeiros do Bloco de Partos do Hospital de São Teotónio, em Viseu – a qual foi recepcionada na sede da Ordem dos Enfermeiros (OE) a 5 de Agosto e na qual os colegas chamavam a atenção para a redução do número de enfermeiros a assegurar aquele serviço - a OE solicitou, no passado dia 6 de Agosto, a realização de uma reunião e o esclarecimento da situação por parte do Conselho de Administração daquela unidade hospitalar.

Na sequência desse pedido, o Conselho de Administração do Hospital de São Teotónio remeteu a informação solicitada, estando agendada uma reunião para 3 de Setembro.

Considerando os dados já enviados por aquele Conselho de Administração, a Ordem dos Enfermeiros reiterou junto da organização a necessidade de fazer cumprir o disposto no Parecer que formulou em 2008 sobre as «Condições para o funcionamento de maternidades». Este documento, que pode ser consultado no sítio da OE (http://www.ordemenfermeiros.pt/documentos/Documents/Parecer_CD-11Jul-2008.pdf), refere que devem existir dois enfermeiros especialistas em Saúde Materna e Obstétrica (SMO) por turno e por cada 1.000 partos / ano.

A Ordem dos Enfermeiros espera em breve poder esclarecer esta e outras questões com os colegas, com a direcção de Enfermagem e com o Conselho de Administração do Hospital de São Teotónio, de forma a obter uma solução consensual entre todos e que assegure a segurança e qualidade dos cuidados prestados às parturientes.

Ana Saianda