Ordem dos Enfermeiros consternada com morte do Professor Doutor Albino Aroso

A Ordem dos Enfermeiros lamenta a morte do Professor Doutor Albino Aroso, um dos pilares para o desenvolvimento da Saúde Materno-Infantil em Portugal. Considerado o «pai» do planeamento familiar, Albino Aroso foi um acérrimo defensor da Saúde da mãe e da criança tendo criado, em 1969, a primeira consulta pública e gratuita de planeamento familiar. O seu contributo foi importante para o desenvolvimento do papel do enfermeiro obstetra na estrutura clínica desta especialidade.

Responsável pela Comissão Nacional de Saúde Materna e Neonatal (CMSMN), ficou a dever-se ao Prof. Dr. Albino Aroso o facto de o País ter passado do fundo da tabela dos indicadores de mortalidade infantil para os cinco lugares cimeiros a nível mundial.

Mais recentemente, foi escolhido pela Associação Médica Mundial como um dos 65 médicos de todo o mundo para figurar na lista de clínicos mais dedicados a causas públicas no campo da saúde. Em 2006, recebeu o primeiro Prémio Nacional de Saúde.

Nos últimos anos de vida, empenhou-se em causas cívicas, participando ativamente no movimento de defesa do direito ao aborto.

Por todo o seu percurso, não se poderia deixar de realçar o grande contributo do Prof. Dr. Albino Aroso para a história da Saúde nacional. A Ordem dos Enfermeiros presta-lhe a devida homenagem e na pessoa do Digníssimo Bastonário envia, à família, as mais sentidas condolências.

patriciag