Ordem dos Enfermeiros comemora Dia Mundial do Aleitamento Materno - 1 de Agosto de 2009

Lisboa, 30 de Julho de 2009 – Considerando que o Aleitamento Materno deve ser encarado como prática alimentar de excelência para os recém-nascidos e crianças mais pequenas - e por isso continua a ser necessário um esforço conjunto dos enfermeiros, para assim contribuir para a saúde e bem-estar da população - a Ordem dos Enfermeiros comemora, mais uma vez, o Dia Mundial do Aleitamento Materno, assinalado a 1 de Agosto.

No âmbito desta efeméride, foram elaborados cartazes alusivos ao tema deste ano que já foram enviados a instituições de saúde, escolas e associações de Enfermagem. A mensagem do cartaz destina-se tanto a profissionais como ao público em geral, pois considera-se que todos têm um papel importante a desempenhar no reforço da amamentação. A Ordem dos Enfermeiros produziu, igualmente, cinco telas que estão patentes nas instalações de quatro secções regionais e na sede da OE.

«Amamentação: uma resposta emergente e vital. Está preparado(a)?» foi o lema adaptado a partir da mensagem escolhida pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action). A Comissão de Especialidade em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica da Ordem dos Enfermeiros escolheu esta temática tanto para as comemorações do Dia Mundial do Aleitamento Materno, como para a Semana Europeia do Aleitamento Materno, que, este ano, se assinala entre os dias 5 e 11 de Outubro. Para essa altura estão previstas mais actividades por parte da Ordem dos Enfermeiros, nomeadamente acções de educação para a saúde promotoras do aleitamento materno em escolas do 1º Ciclo de vários pontos do país.

Em anexo apresentamos o cartaz da campanha deste ano.

Solicitamos a melhor atenção da comunicação social para a divulgação do assunto em apreço.

adomingos