Ordem dos Enfermeiros analisa evolução das vagas do curso de Licenciatura em Enfermagem

Ordem dos Enfermeiros analisa evolução das vagas do curso de Licenciatura em Enfermagem


No ano letivo 2014/15, foram disponibilizadas menos 59 vagas no curso de Licenciatura em Enfermagem face ao ano letivo anterior. Esta é uma das conclusões da análise que a Ordem dos Enfermeiros (OE) está a realizar sobre a evolução das vagas do curso de Licenciatura em Enfermagem nos últimos cinco anos. 

Contrariamente ao divulgado na comunicação social - que relatou um aumento de vagas em 4% face ao ano letivo 2013/2014, mas apenas teve em consideração os inscritos no primeiro semestre - houve, em termos efetivos e contabilizando os inscritos em todos os semestres, uma redução de 2% (59 vagas) ao nível do regime geral para o Ensino Superior público e privado.


 

Ainda em desenvolvimento, o estudo permite retirar outras ilações importantes, nomeadamente:


A evolução cronológica dos dados relativos aos anos letivos compreendidos entre 2010 e 2014 reflete uma tendência decrescente quanto ao número de vagas, tanto no ensino superior público como no privado. Esta realidade vai ao encontro das pretensões da Ordem dos Enfermeiros que tem vindo, ao longo dos últimos anos, a defender a diminuição de vagas no curso de Licenciatura em Enfermagem.




A distribuição das vagas relativas ao curso de Licenciatura em Enfermagem, entre 2010 e 2014, tem-se mantido sensivelmente no dobro da oferta para o ensino público em relação ao ensino privado;


O tratamento dos dados apurados evidencia a mesma tendência decrescente global para o número de inscritos no 1º ano pela primeira vez em cerca de 30%. Esta tendência decrescente é ainda mais acentuada, cerca de 55%, quando analisados os dados relativos apenas ao ensino privado;



Na mesma razão, o número de diplomados licenciados em Enfermagem tem vindo a decrescer. Esta redução é sobretudo à custa do ensino privado, atingindo entre o ano letivo 2010/11 e o ano 2012/13 uma redução em números absolutos de 422 diplomados.




Outras conclusões do estudo realizado pela OE serão disponibilizadas oportunamente.

patriciag