OMS Europa alerta para o ressurgimento da poliomielite na região europeia

OMS Europa alerta para o ressurgimento da poliomielite na região europeia

Na sua reunião anual, ocorrida em 28 e 29 de Junho, a Comissão Regional Europeia para a Certificação da Erradicação da Poliomielite analisou o surto de poliomielite ocorrido no Tajiquistão em 2010. Este surto verificou-se 12 anos depois do último caso de poliomielite ter sido reportado na região, tendo sido identificados 334 casos com confirmação laboratorial e 15 mortes.

No início da reunião a Directora Regional para a Europa, Zsuzsanna Jakab, afirmou: «Esta primeira importação de polio, desde que a Região foi certificada como livre de polio, relembra-nos a fragilidade do progresso. A única forma de protegermos a nossa população, as nossas crianças, é conseguirmos atingir e manter altas taxas de cobertura com a vacina da poliomielite e continuar a manter em bom funcionamento os sistemas de vigilância. Em particular, quero sublinhar a necessidade de alcançarmos as populações vulneráveis para reduzir quaisquer lacunas na imunidade».

No relatório da 22ª reunião (2009) desta mesma comissão, é possível observar graficamente a previsão do risco de transmissão da doença na sequência da importação da estirpe selvagem do vírus.

Neste momento de desencanto, em que a Região Europa enfrenta a importação do vírus selvagem da poliomielite, os membros da Comissão alertaram para a necessidade dos Estados-membros atingirem as mais altas taxas de cobertura vacinal possíveis e garantirem que sistemas de vigilância de alta qualidade estão no terreno, de forma a detectarem rapidamente a transmissão do vírus da poliomielite e a responderem com medidas de controlo para a sua cessação.

Em breve estará disponível o relatório da 23ª reunião da Comissão Regional Europeia para a Certificação da Erradicação da Poliomielite.

Mais informação (em inglês) aqui.

Ana Saianda