OE esteve presente no 15º Congresso Brasileiro de Conselhos de Enfermagem

OE esteve presente no 15º Congresso Brasileiro de Conselhos de Enfermagem

A convite do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), a Ordem dos Enfermeiros participou no 15º Congresso Brasileiro de Conselhos de Enfermagem que decorreu, entre os dias 9 e 12 de agosto, em Ceará-Fortaleza.

Este evento contou com a presença do Sr. Bastonário, Enf.º Germano Couto, que participou como preletor no painel de debate «Regulação das Profissões de Enfermagem - Desafios Contemporâneos na Ibero-América». Este painel também contou com a participação de representantes do Brasil, Portugal, Canadá e teve como comentadores os representantes da Colômbia (Representante Regional do ICN), Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Neste painel foram abordadas as vivências dos países convidados sobre regulação profissional e foram debatidos as seguintes temáticas: «profissionais de Enfermagem em atuação no país», «lei do exercício profissional», «registro e controle dos profissionais», «trânsito de profissionais de Enfermagem entre os países» e os «desafios e perspetivas na organização profissional».

Há que referir que esta foi uma mesa bastante interessante pela temática em causa, tendo contado com a participação assídua da plateia.

Paralelamente, a Ordem dos Enfermeiros foi convidada a participar, como observador, na reunião do Conselho Regional de Enfermagem do MERCOSUL, onde estiveram presentes representantes do Uruguai, Argentina, Brasil e da Aladefe (Associação Latino-Americana de Escolas de Faculdades de Enfermagem).

De salientar que houve ainda a oportunidade de reunir com a Presidente do COFEN, Enf.ª Márcia Cristina Krempel. Nesse encontro foram abordados diversos assuntos, nomeadamente a necessidade de oficializar a Rede de Enfermagem nos Países de Língua Oficial Portuguesa (RENF) e onde ficou acordado que entre a OE e o COFEN será firmado em acordo bilateral.

Este acordo terá como intento a promoção das relações entre os dois países com o fim de promover o desenvolvimento da Enfermagem, fomentar a melhoria da qualidade na prestação de cuidados de Enfermagem, promover a dignificação da profissão de enfermeiro e incentivar a melhoria das condições de livre circulação de enfermeiros entre ambos os países. Desenvolver projetos de ação comum ao nível do emprego e da integração profissional e fomentar projetos de ação no âmbito da RENF serão os restantes objetivos do acordo.

De ressaltar que esta participação foi totalmente financiada pelo COFEN, não constituindo qualquer encargo para a Ordem dos Enfermeiros.

tania