Nota sobre a manifestação do descontentamento dos enfermeiros

Nota sobre a manifestação do descontentamento dos enfermeiros

Porque o descontentamento profundo dos enfermeiros assumiu esta semana uma expressão e amplitude por todos reconhecida:

 - A Ordem dos Enfermeiros entende dever manifestar, de forma inequívoca, o profundo anseio de que a este movimento seja dada a resposta necessária de aproximação de posições por parte do Governo, tornando visível o efectivo reconhecimento do valor social dos cuidados de Enfermagem para a saúde dos cidadãos e para os serviços públicos de saúde.

 - Sabemos quanto significa o esforço de todos e de cada um dos milhares de enfermeiros que assumiram com dignidade e responsabilidade três dias de greve. A todos saudamos.

 - Estamos convictos que o «bom senso» que a Senhora Ministra da Saúde publicamente referenciou será por ambas as partes tido em conta na continuação do processo e que conduza a ser encontrado o necessário equilíbrio, tendo por base o reconhecimento da dignidade dos enfermeiros, da complexidade que o desempenho dos cuidados de Enfermagem implica, como reconhecimento que será um importante instrumento de motivação para mais e melhores cuidados.

 - Porque sempre assim foi na construção da nossa história, sempre que existe vontade fazemos caminho e esta semana foi mais uma das etapas desse percurso.

 - Contudo, temos consciência de que a manifestação deste descontentamento provocou dificuldades a muitos cidadãos. Não queremos deixar de transmitir uma palavra de apreço pela compreensão que muitas pessoas manifestaram ao longo destes dias. Apesar do incómodo causado, estamos certos que esta compreensão resultou do facto de os cidadãos confiarem nos enfermeiros.


Lisboa, 29 de Janeiro de 2010

Enf.ª Maria Augusta Sousa
Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

tania