MCEESIP alerta enfermeiros e população para o fenómeno do "bullying"

MCEESIP alerta enfermeiros e população para o fenómeno do "bullying"

O fenómeno do bullying nas escolas e no ciber espaço é uma realidade com que nos confrontamos na sociedade portuguesa e que representa um atropelo aos direitos das crianças e jovens pelas implicações negativas que pode ter no seu desenvolvimento e autoestima.

O bullying pode assumir formas de agressão física e não física e a sua prática, muitas vezes reiterada, pode levar as vítimas a revelarem sentimentos de falta de confiança em si próprios, baixo rendimento escolar e dificuldades relacionais. Os agressores expressam desrespeito pelos outros e pelos seus direitos e, no futuro, dificuldades de adaptação social.

A escola deve constituir um espaço privilegiado de socialização, de promoção de valores e de cidadania e de construção da personalidade num ambiente de respeito pelos direitos de todos, no qual se inclui o direito à diferença.

A violência escolar e nas redes sociais é um dos problemas com que se confrontam as crianças e jovens portugueses e que devem merecer a melhor atenção de pais, profissionais de saúde e educadores.

A Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (MCEESIP), em consonância com a responsabilidade que a Ordem dos Enfermeiros detém perante a sociedade, na observância dos valores humanos pelos quais se regem o indivíduo e os grupos em que este se integra, assume o dever de salvaguardar os direitos das crianças, protegendo-as de qualquer abuso.

O Serviço de Documentação do Centro de Estudos, Documentação e Informação sobre a Criança, do Instituto de Apoio à Criança, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, deu andamento ao projecto "Projecto Bullying NÃO" com o objectivo de tratar o tema da violência escolar entre pares, sob a forma de bullying e cyberbullying.

A MCEESIP recomenda vivamente aos profissionais de saúde que trabalham com crianças e jovens, nos diferentes contextos, a leitura atenta das publicações sobre o tema "Projecto Bullying NÃO".

 

A Presidente da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica,

Enf.ª Amélia Monteiro

Ana Saianda