Investigação sobre «Novos caminhos para a enfermagem como projecto profissional: trajectórias profissionais e percursos privados» - Participe no inquérito online

Investigação sobre «Novos caminhos para a enfermagem como projecto profissional: trajectórias profissionais e percursos privados» - Participe no inquérito online

A Unidade de Investigação em Ciências da Saúde – Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, em colaboração com a Ordem dos Enfermeiros e com a Direcção-Geral da Saúde, está a conduzir uma investigação sobre «Novos caminhos para a enfermagem como projecto profissional: trajectórias profissionais e percursos privados».

De acordo com a equipa de investigadores, este estudo visa «conhecer as trajectórias, ideologias e representações profissionais dominantes» entre os enfermeiros, bem como a forma como estes profissionais «sentem a realidade da sua vida de trabalho e como esta se articula com a vida privada», entre outros aspectos. No final pretende-se «contribuir para o planeamento estratégico da gestão de recursos humanos, que se quer eficiente mas capaz de antever os efeitos das novas exigências profissionais». 

Apela-se a todos os membros da Ordem dos Enfermeiros que participem neste estudo, acedendo electronicamente a um questionário de preencimento online. A participação é voluntária e as respostas são confidenciais. Contudo, se voluntariamente decidirem participar numa segunda fase do estudo (que implica a realização de entrevistas), os respondentes devem identificar-se para poder ser contactado.   

A página do inquérito encontra-se disponível em http://193.137.66.243/limesurvey/index.php?sid=68563&lang=pt e para aceder ao questionário todos os interessados deverão introduzir o seu número de membro da Ordem dos Enfermeiros (considerando apenas os dígitos após a letra).

O conjunto dos contributos fará a diferença. As instituições envolvidas neste estudo agradecem a colaboração de todos e de cada um, exprimindo individualmente a sua opinião.  

A equipa de investigadores deste estudo é composta por Manuela Frederico; Adília Parreira; Cristina Boaventura; Fernando Sousa; Filipe Marcelino; Filomena Correia; Isalino Rodrigues Jorge Soares; Manuela Oliveira; Raquel Gueifão; Sérgio Gomes; Susana Filipe; Teresa Espírito Santo.

lneves