ICN distingue trabalho desenvolvido contra a tuberculose

Por ocasião do Dia Mundial contra a Tuberculose o Conselho Internacional de Enfermeiros (International Council of Nurses – ICN) premiou 12 enfermeiros, incluindo a Enf.ª moçambicana Safira Cuna. Estes foram galardoados pela sua dedicação, paixão e desenvolvimento de estratégias inovadoras, o que faz deles exemplos vivos do lema do Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose (TB): «Em mudança contra a tuberculose: inovar para acelerar a acção» (On the move against tuberculosis: innovate to accelerate action).

A distinção da Enf.ª Safira Cuna deve-se ao trabalho que desenvolve na qualidade de Chefe do Departamento de Medicina do Hospital Central de Maputo a Enf.ª Safira Cuna forma médicos e enfermeiros sobre a prevenção e o contágio da TB em todas as províncias do país. O seu empenho veio permitir que o Hospital Central de Maputo passasse a ter um laboratório aberto permanentemente para analisar casos suspeitos de TB e isolar os doentes contagiados.

Sobre os distinguidos com o Prémio ICN / Lilly de Enfermagem de Excelência em TB e TB multi-resistente, o Chief Executive Officer do ICN, Enf. David Benton, afirmou: «Dos enfermeiros do Lesoto que dão formação sobre TB aos chefes na comunidade local, à enfermeira russa que desenvolveu um procedimento padrão  para evitar erros laboratoriais no diagnóstico da TB, e à enfermeira das Filipinas que treina enfermeiros do Pacífico Ocidental e da região do Sudeste Asiático na gestão de situações de TB multi-resistente (MR) – nos respectivos países, estes 12 enfermeiros ocupam a liderança da prevenção, combate e tratamento da TB».

Este prémio é um aspecto do trabalho que está a ser desenvolvido pelo ICN, na qualidade de fundador da Parceria Lilly, no âmbito da TB e da TB-MR. Esta iniciativa já permitiu a formação de mais de 18 mil enfermeiros em países com TB endémica .O prémio anual visa reconhecer a experiência da Enfermagem e procura motivar e reconhecer os enfermeiros que trabalham com doentes com TB e TB-MR.

Os premiados de 2010 foram:

Etiópia: Mohammed Yesuf Mohammed

Quénia:  Solomon Murira Miriti

Lesoto:  Mary Malebihan Letsie e Paballo Thatho

Malawi:  Sharon Bisika

Moçambique: Safira Cuna

Filipinas: John Stuart Pancho

Rússia: Gul’shat Ablyazova

África do Sul: Mavis Kedibone Malelane

Swazilândia: Samkelo Andy Simelane

Uganda: Aciro Yolanda Ottoo

Zâmbia: Precious Nzala Chikotola

Consulte a notícia no sítio da OE sobre o Dia Mundial da Tuberculose de 2010.

Veja a notícia sobre os premiados em 2008.

Consulte a notícia da Ordem dos Enfermeiros sobre a criação da parceria para combater a TB e a TB-MR.

Consulte o site do ICN sobre o Prémio ICN / Lilly de Enfermagem de Excelência em TB e TB-MR.

Veja aqui a nota à imprensa do ICN sobre este assunto.

adomingos