Enf.º Sérgio Deodato no «Prós e Contras» de 25 de Outubro - Testamento Vital foi o tema em debate

Enf.º Sérgio Deodato no «Prós e Contras» de 25 de Outubro - Testamento Vital foi o tema em debate

O Enf.º Sérgio Deodato, Presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros, participou na edição do programa «Prós e Contras» transmitida no dia 25 de Outubro, pelas 22H30, na RTP1. O tema que esteve em destaque foi «Testamento Vital - a escolha», uma temática que tem merecido especial atenção por parte da Ordem dos Enfermeiros.

Na sua intervenção, o Enf.º Sérgio Deodato salientou o facto de as intervenções de saúde serem multidisciplinares e, por isso, as problemáticas relacionadas com a Saúde, testamento vital e com o final de vida deverem ter uma abordagem igualmente multidisciplinar. Por outro lado, sendo os enfermeiros os profissionais de saúde que exercem em grande proximidade com os doentes, o Enf.º Sérgio Deodato confirmou que é com os enfermeiros que os doentes que falam sobre a sua vida e sobre a morte.

«Lidar com a morte dos outros é um problema» também para os profissionais de saúde. «Ter alguma dificuldade em lidar com a morte ou com as decisões de fim de vida», essa dificuldade advém, em primeiro lugar, «da sua própria dificuldade em lidar com a finitude da sua vida», afirmou o Presidente do Conselho Jurisdicional da OE, que questionou se para ultrapassar estas dificuldades a solução será a criação de mais uma lei. 

O sofrimento é algo que as pessoas temem mais do que a morte. Assim sendo, «quando se fala em testamento vital ou em eutanásia, as pessoas estão sobretudo a falar do medo de sofrer perante a morte», acrescentou

Para visualizar o programa de ontem, por favor clique aqui. A intervenção do Enf.º Sérgio ocorreu por volta da 1h11m de duração do programa.  

Além do Enf.º Sérgio Deodato participaram no debate a Dr.ª Isabel Galriça Neto, Prof. Daniel Serrão, Dr. Filipe Almeira, Dr.ª Maria de Belém Roseira, Prof. Rui Nunes, e a Prof.ª Laura Santos, entre outros intervenientes.

Recorde-se que o Enf.º Sérgio Deodato tem trabalho desenvolvido na área do testamento vital / directivas antecipadas de vontade e tem acompanhado, em representação da Ordem dos Enfermeiros, o processo de discussão das propostas legislativas que a Assembleia da República tem vindo a produzir.

Recordamos aqui os artigos de opinião formulados pelo Enf.º Sérgio Deodato, Enf.ª Lucília Nunes, Presidente do Conselho de Enfermagem da OE, e pela Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da OE, sobre «Testamento Vital» que o jornal «Público» divulgou nos últimos meses.

 

 

 

Notícia colocada a 22/10 e actualizada a 26/10

 

lneves