Enfermeiros gestores apresentam à OE preocupações quanto à sua intervenção na reforma dos CSP

Enfermeiros gestores apresentam à OE preocupações quanto à sua intervenção na reforma dos CSP

O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE), Enf. Germano Couto, reuniu na passada segunda-feira, 3 de dezembro, com meia centena de enfermeiros chefes e supervisores dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) da Administração Regional de Saúde do Norte. Neste encontro esteve ainda presente o Presidente da Secção Regional do Norte da OE, Enf. Jorge Cadete.

Decorrente do novo paradigma de organização das unidades funcionais dos ACeS, os Enfermeiros Chefes e Enfermeiros Supervisores presentes na reunião partilharam as suas preocupações, nomeadamente no que se refere à garantia da qualidade dos cuidados de Enfermagem aos cidadãos, porque muitos destes profissionais não tiveram ou não têm a oportunidade de desempenhar as suas funções de gestão, especificamente no que se refere aos cuidados de Enfermagem, nos ACeS onde exercem funções.

Demonstraram ainda preocupação no que se refere à implementação do novo Modelo de Avaliação de Desempenho dos enfermeiros.

Estas preocupações foram acolhidas pelo Bastonário que propôs a criação, em sede da OE, de um grupo de trabalho com o objetivo de elaborar um memorando com propostas a apresentar à tutela da Saúde com carácter urgente.

Ana Saianda