Dia Internacional do Enfermeiro 2010 - Ordem, associações de doentes e Ministério concordam que é necessário trabalho de cooperação

Dia Internacional do Enfermeiro 2010 - Ordem, associações de doentes e Ministério concordam que é necessário trabalho de cooperação

Lisboa, 12 de Maio de 2010 - Decorreu esta tarde, em Lisboa, o almoço / debate comemorativo do Dia Internacional do Enfermeiro 2010, uma iniciativa da Ordem dos Enfermeiros (OE) que juntou no mesmo espaço enfermeiros, doentes crónicos e responsáveis políticos. Este almoço / debate teve por base o lema escolhido pelo International Council of Nurses (ICN) para a efeméride deste ano - «Servir a comunidade e garantir qualidade: os enfermeiros na vanguarda dos cuidados na doença crónica».

Presente no evento, o Dr. Manuel Pizarro, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, louvou a iniciativa da Ordem dos Enfermeiros, afirmando que «é muito importante dar a voz aos doentes», pois os cidadãos são o «elemento central dos sistemas de saúde».

Respondendo a algumas das questões colocadas pelos representantes das associações de doentes crónicos, o Dr. Manuel Pizarro recordou que o Registo Electrónico de Saúde - que integra a existência de um cartão com informação clínica dos cidadãos que acorrem aos serviços de saúde públicos ou privados - está previsto para 2012.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde também frisou que a aposta no ambulatório é fundamental, tal como o é o desenvolvimento das «Unidades de Cuidados na Comunidade e da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados». Contudo, «é evidente que é preciso fazer mais» e para tal «são precisos recursos».

Num dia especialmente festivo para os profissionais de Enfermagem, o Dr. Manuel Pizarro saudou os enfermeiros portugueses e salientou «a importância decisiva dos enfermeiros no sistema de saúde».   

Sendo a entidade organizadora deste evento, a Ordem dos Enfermeiros, através da Enf.ª Oliveira Marçal e do Enf. Jacinto Oliveira, Vice-presidentes do Conselho Directivo da OE, mostrou total disponibilidade para trabalhar em conjunto com as associações de doentes no sentido de interceder junto dos enfermeiros para que estes, no terreno possa melhor responder às necessidades dos doentes.

De acordo com o Enf. Jacinto Oliveira, o aspecto que deveria marcar o futuro do Serviço nacional de Saúde nos próximos 30 anos seria a «inclusão dos doentes nos processos de decisão em saúde». E mostrando coerência com esta ideia, a OE tem procurado «integrar as associações de doentes nas suas iniciativas», acrescentou.

Relativamente às associações de doentes que participaram neste almoço / debate, foram apresentadas algumas das dificuldades sentidas no dia-a-dia e propostas algumas medidas. Melhorar as condições físicas de determinados hospitais de dia, implementar um «cartão do doente» com informação disponível sobre a sua situação clínica do indivíduo que evite erros de dirgnóstico e / ou tratamento, melhorar as condições de trabalho dos profissionais - nomeadamente enfermeiros - em serviços como unidades de diálise, dar mais atenção e formação sobre doenças raras e poder contar com os enfermeiros para divulgar, junto dos doentes, as associações que os podem apoiar, foram algumas das sugestões feitas. As associações manifestaram igualmente o seu agrado pelo trabalho desenvolvido pelos enfermeiros nos serviços de saúde.

Junto enviamos uma fotografia do almoço / debate de hoje. De pé, Enf. Jacinto Oliveira, Vice-presidente do Conselho Directivo da Ordem dos Enfermeiros, e à sua esquerda, Dr. Manuel Pizarro, Secretário de Estado Edjunto e da Saúde.

Em anexo enviamos informação sobre as comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro 2010 - com declarações da Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, e da Enf.ª Rosemary Bryant, Presidente do International Council of Nurses. Esse mesmo anexo possui igualmente informação sobre todas as actividades - nacionais e regionais - a cargo da Ordem dos Enfermeiros.

lneves