Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação 2013

Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação 2013

Numa parceria entre a Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER) e a Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação (MCEER), realizou-se de 5 a 7 de dezembro de 2013, em Vila Nova de Gaia, o Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação que teve como tema central o «AUTOCUIDADO. A Essência da Enfermagem de Reabilitação».

Além da presença do Enf. Germano Couto, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Enf. Belmiro Rocha, Presidente da MCEER e Enf. Isabel Ribeiro, Presidente da APER, estiveram também presentes três enfermeiros estrangeiros: a Enf.ª Rosária Sebastião, do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Luanda (CMFR), a Enf.ª Soraia Dornelles, professora na Universidade Federal de Santa Catarina e o Enf. Sérgio Quintairos, do Colegio de Enfermería de Espanha.

   

Uma das principais conclusões do Congresso foi a necessidade de orientar os cuidados de Enfermagem de Reabilitação e os planos de reabilitação, no sentido de promoverem a máxima autonomia/independência das pessoas portadoras de deficiência.

   

Integrada nas atividades do Congresso, no dia 7 de dezembro, foi efetuada uma visita ao Centro de Medicina Física e Reabilitação do Norte, que possibilitou o conhecimento das infraestruturas e todo o processo de planeamento da sua construção.
Pelo elevado nível de participação que se tem verificado nos últimos anos, este é um evento incontornável no atual panorama de Enfermagem nacional, na medida em que permite a partilha de conhecimento entre os enfermeiros de reabilitação.

A MCEER acredita que este é um projeto muito importante, a manter e reforçar no futuro, porque envolve e une os Enfermeiros de Reabilitação sendo, também, um importante espaço de visibilidade dos resultados obtidos com a Enfermagem de Reabilitação e evidência destes cuidados para os ganhos em saúde.

Leia aqui o artigo sobre o Congresso publicado no Jornal Médico.

Leia aqui o artigo de opinião da Presidente da APER publicado no Jornal Médico.

patriciag