Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde decorre entre 19 e 21 de Outubro no Brasil

Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde decorre entre 19 e 21 de Outubro no Brasil

 

O Rio de Janeiro vai receber entre 19 e 21 de Outubro a Conferência Mundial Sobre Determinantes Sociais de Saúde subordinada ao tema «Todos pela equidade». Trata-se de um evento organizado pelo Ministério da Saúde Brasil em colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz e com o Ministério dos Negócios Estrangeiros daquele País.

A iniciativa da OMS surge na sequência da resolução WHA62.14 (2009).

Consulte o programa da Conferência em português e em inglês.

Do programa do evento destaca-se a realização de várias mesas redondas de alto nível sobre, por exemplo, a forma como as determinantes medem o progresso social ou o desenvolvimento. Irão realizar-se sessões paralelas onde estarão temas variados em debate, como a forma como a governação pode intervir para lidar com as iniquidades em Saúde ou as formas de medir e apoiar as políticas sobre as determinantes sociais da Saúde.

Este encontro reúne ministros da Saúde de vários, países, responsáveis da OMS, parceiros nas Nações Unidas e organizações não-governamentais. Em paralelo irão realizar-se eventos para receber personalidades ligadas a estas temáticas e a jornalistas.

A Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais vai ser transmitida online neste link.

Os horários das transmissões são os seguintes (fuso horário de Lisboa):

  • 19 de Outubro – entre as 17h00 e as 21h30
  • 20 de Outubro – entre as 12h00 e as 21h00
  • 21 de Outubro – entre as 12h00 e as 17h00.

A OMS elaborou um documento de discussão para o evento intitulado «Diminuindo as diferenças: A prática das políticas sobre determinantes sociais da Saúde». Consulte o documento em português e em inglês . Este documento foi desenvolvido na sequência de uma consulta extensa aos Estados-membros da OMS, a investigadores, à sociedade civil, a agências das Nações Unidas e a elementos da própria OMS.

Estão também disponíveis 28 estudos de caso sobre experiências bem-sucedidas da aplicação de políticas relacionadas com as Determinantes Sociais da Saúde referentes a vários países. De entre estes destacamos a experiência brasileira nas transferências de dinheiro condicionais como foram de reduzir a iniquidade e melhorar a saúde «The Brazilian experience with conditional cash transfers: A successful way to reduce inequity and to improve health»; a norte-americana, que aborda a forma de conseguir colocar a temática na agenda de Saúde Pública «How can we get the social determinants of health message on the public policy and public health agenda?»; e a australiana que fala da forma de apoiar as políticas públicas através dos Atlas Sociais da Saúde da Austrália «Supporting public policy and action on the social determinants of health by providing evidence through the Social Health Atlases of Australia».

Consulte também site dedicado às Determinantes Sociais da Saúde.

Aceda à Página da Conferência em português e em inglês.

adomingos