Bastonário da Ordem dos Enfermeiros reúne com Ministra da Saúde de Cabo Verde

Bastonário da Ordem dos Enfermeiros reúne com Ministra da Saúde de Cabo Verde

O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE), Enf. Germano Couto, reuniu com a Ministra Adjunta e da Saúde de Cabo Verde, Dr.ª Cristina Fontes Lima, à margem do Encontro de Associações de Ordens Profissionais dos PALOP e Timor-Leste que decorre entre 25 e 29 de junho na cidade da Praia em Cabo Verde. Nesta audiência, a OE expressou a sua disponibilidade para ajudar a Enfermagem de Cabo Verde a caminhar em prol, não só da criação de uma Ordem dos Enfermeiros, mas também de depositar nas mãos dos enfermeiros do país a regulação da profissão e a criação de especialidades em Enfermagem.  

A criação de uma Ordem Profissional é uma ambição da Associação Cabo Verdiana de Enfermagem com quem a OE tem vindo a colaborar de há uns anos a esta parte no âmbito do trabalho desenvolvido com as entidades congéneres dos PALOP e Timor-Leste.

A Ministra Adjunta e da Saúde mostrou-se sensível face à pretensão dos enfermeiros cabo-verdianos e adiantou que o país – e o seu Ministério em concreto – tem estado a trabalhar para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

Participaram neste encontro o Enf. Bruno Noronha Gomes, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da OE e responsável pela área das Relações Internacionais; a Enf.ª Maria Luísa Teixeira, Presidente da Associação Cabo Verdiana de Enfermagem; e a Enf.ª Maria Augusta Sousa, membro do Conselho de Administração do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN).

No período da manhã, o Bastonário da OE, o Enf.º Bruno Noronha Gomes e a Enf.ª Maria Luísa Teixeira tinham sido recebidos pelo Embaixador de Portugal em Cabo Verde, Dr. Bernardo Lucena, que se mostrou disponível para trabalhar em conjunto com a Ordem dos Enfermeiros tendo em vista a potenciação das oportunidades existentes para a Enfermagem portuguesa.

De referir que o Encontro de Associações de Ordens Profissionais dos PALOP e Timor-Leste, que decorre em Cabo Verde, foi totalmente financiado pelo Projeto de Apoio ao Desenvolvimento dos Recursos Humanos do Sector da Saúde dos PALOPS (PADRHS - PALOPS), da União Europeia, não constituindo qualquer encargo para a Ordem dos Enfermeiros.

Ana Saianda