Abertura de candidaturas ao Programa dos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem da OE - repto lançado às instituições de saúde até 31 de Julho de 2011

Abertura de candidaturas ao Programa dos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem da OE - repto lançado às instituições de saúde até 31 de Julho de 2011

Programa dos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem (PPQCE) - Abertura de candidaturas

O Programa Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem (PPQCE) representa uma estratégia assumida pela Ordem dos Enfermeiros que se tem revelado preciosa na promoção da melhoria contínua da qualidade dos cuidados de Enfermagem.

O Programa abrange neste momento cerca de 150 instituições, onde contamos com a maior parte das instituições hospitalares, Estabelecimentos de Ensino Superior de Enfermagem, instituições das Ordens Religiosas, instituições agora integradas na RNCCI, instituições privadas e os Cuidados de Saúde Primários na totalidade, após a adesão em 2010 dos ACES da ARSLVT, IP e da ARSC, IP.
A nossa meta é integrar no programa a totalidade das instituições onde trabalham enfermeiros.

Envolvidos no desígnio fundamental da Ordem dos Enfermeiros («Promover a defesa da qualidade dos cuidados de Enfermagem prestados à população, bem como o desenvolvimento, a regulamentação e o controlo do exercício da profissão de enfermeiro, assegurando a observância das regras de ética e deontologia profissional») continuamos convictos que a qualidade dos cuidados de Enfermagem contribui cada vez mais decisivamente para a qualidade na saúde. Esta convicção enraíza-se numa cultura profissional centrada no cliente dos cuidados onde as respostas às suas necessidades exigem no mínimo equidade, personalização e competência técnico-científica, para garantir a sua adequação e efectividade.

Neste caminho da garantia ao cidadão de cuidados de Enfermagem de excelência, reiteramos que a «Acreditação da Idoneidade Formativa dos Contextos da Prática Clínica» para Exercício Profissional Tutelado (EPT) inclui nos seus critérios: o desenvolvimento de trabalho no âmbito do PPQCE. Adicionalmente, a acreditação destes contextos é condição para que o exercício profissional tutelado aí possa ter lugar.

Cidadãos com saúde são mais inovadores, criativos e estão melhor preparados para as adversidades que surgem nos seus projectos de vida. Pugnando para melhorar tais condições é com entusiasmo e dinamismo que se convidam as Direcções das instituições ainda não integradas no programa a endereçarem à Ordem dos Enfermeiros as respectivas candidaturas formuladas através de ofício manifestando vontade de aderir ao Programa, até ao final do mês de Julho 2011.

A Bastonária, Enf.ª Maria Augusta Sousa    

O Gestor do Programa PQCE, Enf. Domingos Malato

Ana Saianda