Sessão Pública de Lançamento

Observatório para a Dotação de Enfermeiros nos Açores

De:  26-04-2019

Até: 10-05-2019

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

É já no próximo dia 10 de maio que a Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros leva a cabo mais uma iniciativa inédita ao lançar, publicamente, o Observatório para a Dotação de Enfermeiros nos Açores.

 

Esta iniciativa vem, por um lado, consubstanciar o discurso público, sério e responsável, assumido pela Secção Regional dos Açores em matéria de qualidade e segurança dos cuidados de Enfermagem – com foco na dotação segura de enfermeiros – e, por outro, disponibilizar à população açoriana um valioso recurso que lhe permitirá, assim como a todos aqueles que se preocupam com estas questões, um acesso rápido e fidedigno ao número de enfermeiros existente na Região Autónoma dos Açores, mas também no próprio Serviço Regional de Saúde dos Açores.

 

O Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enf. Luís Furtado, destacou o caráter inovador do lançamento deste Observatório na Região.

“Esta é mais uma prova do compromisso efetivo que a Secção Regional dos Açores assumiu com os enfermeiros e com os cidadãos açorianos, apresentando soluções e iniciativas ajustadas à realidade concreta da Região Autónoma dos Açores, mas também estando na linha da frente no que a iniciativas inovadoras e de valor diz respeito”, afirmou.

 

Através do Observatório para a Dotação de Enfermeiros nos Açores, qualquer pessoa poderá obter informação de âmbito geral, como é a que se refere ao número de enfermeiros nos Açores (cuidados gerais e especialistas), a rácios por milhagem de habitantes, mas também a um conjunto de informação de elevado detalhe, até agora indisponível, como é o caso do rácio de enfermeiros por 1000 habitantes por ilha, de enfermeiros especialistas por ilha, do sector e área de atividade de exercício profissional, entre outros. 

 

De igual modo, também será possível conhecer o número de enfermeiros a exercer no Serviço Regional de Saúde dos Açores na sua globalidade, mas também por instituição de saúde, onde se inclui o detalhe relativo à área de atividade (prestação de cuidados e gestão/assessoria). Semelhante detalhe será possível obter para o segmento da prestação de cuidados especializados. 

Os utilizadores do Observatório poderão ainda obter informação relativa ao ensino da Enfermagem na Região Autónoma dos Açores, designadamente número de inscritos, número de novos inscritos por ano letivo e número de diplomados por ano letivo.

 

A Sessão Pública de Lançamento do Observatório para a Dotação de Enfermeiros nos Açores terá lugar no próximo dia 10 de maio, com início às 16:30, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

 

www.observatoriodosenfermeirosacores.pt 

CDR/LF/rcl